“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” (2)




Renato A. T. T. Moul
08/10/2011
SALMO 23


Um dos textos mais conhecidos da Bíblia Sagrada, citado até por aqueles que não professam a nossa fé, é essa pequena firmação feita no Salmo 23. Encontramos esse versículo expressado em adesivos de párabrisas de carros, em portas, em faixas, em calendários, até mesmo em propagandas de lojas e empresas. E ainda assim, não conseguiremos totalizar a nossa compreensão acerca dessa grandiosa verdade: Deus é um Pastor para nossas vidas, e mediante isso, tudo que precisamos estará ao nosso alcance.
Ao fazermos um passeio pelo Antigo Testamento, encontraremos muitos qualificativos de Deus, e sete deles estão presentes nesse salmo:




--JEOVÁ ROPHI ( O Senhor é o meu Pastor) a mesma frase é exposta no versículo 1.












---JEOVÁ SHALOM (O Senhor é a minha paz)- v.2b:  guia-me mansamente a águas tranquilas. É a mesma frase dita por Gideão, enquanto sofria as tribulações imputadas pelos midianitas, e o Anjo do Senhor lhe falou acerca da vitória. Jz 6.24.



 





---JEOVÁ ROPHEKA ( O Senhor é a minha saúde)- no v. 3: refrigera a minha alma. Encontramos também em Exôdo 15.26, quando Deus adocicou as águas amargas de Mara, prometendo livrar o povo fiel e obedientede, de toda e qualquer enfemidade.









---JEOVÁ TSIDKENU (O Senhor é a minha justiça)- v. 3b: guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Jeremias profetizava acerca do Renovo de Davi, Jesus Cristo, e dizia que este seria chamado de “Justiça Nossa”. Jr. 23.6




 
---JEOVÁ SHAMAH (O Senhor é o meu companheiro)- v.4: ainda que andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu está comigo. Em Ez. 48.35, vemos Deus falando que o nome de sua cidade será O Senhor está Ali, onde é usado o mesmo termo em hebraico para, o Senhor está comigo.






---JEOVÁ NISSI ( O Senhor é a minha bandeira / vitória) v.5: preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos.









---JEOVÁ JIREH ( O Senhor é a minha provisão) v. 6: certamente que a bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida. Abraão testemunhou a provisão de Deus, ao ver seu filho ser poupado do sacrifício. Na ocasião, o patriarca usou essa mesma expressão, em Gn 22.14, usada aqui por Davi.





Nesse salmo, Davi fala dezessete vezes de si mesmo, como pastor, e treze vezes do Senhor. Pelo salmo, em Cristo temos: descanso, refrigério, direção, companhia, conforto, sustento, gozo, alegria e qualquer outra coisa (nesta vida / na eternidade).
 O termo pastor, do grego poimen, siginifa boaideiro, alguém que toma conta, conduz, guia, trata com carinho, alimenta e protege um rebanho.
O próprio Jesus Cristo, no evangelho de João, se autodenominou como o Bom Pastor,que dá a Sua vida pelas ovelhas. O escritor aos Hebreus se refere à Cristo como o Grande Pastor das ovelhas. E o apóstolo Pedro, em sua primeira epístola, O chama de Pastor e Bispo de nossas almas. Podemos ainda encontrar referências à figura de Deus, como pastor em Gn 49.24; Dt 32.6-12; Sl 28.9; 74.1; 77.20; 78.52; 79.13; 80.1; 95.7; 100.3; Is 40.11; Jr 23.3; Ez 34; Os 4.16; Mq 5.4; 7.14; Zc 9.16.
Algumas particularidade no tratamento pastoril, fazem apologia ao tratamento do Pai Celeste  para com seus filhos. O pastor livra o rebanho do perigo e dos vis predadores, Deus nos livra da tribulação, da inquietação e da morte. O pastor provia um óleo, que nas ovelhas era colocado na face, evitando a proliferação de larvas de moscas, que adentravam pelas narinas do animal, provocando fortes dores. No crente, Deus derrama unção em nossa fronte, como repelente para os maus pensamentos, dúvida, medo, falta de fé e ainda, como adorno espiritual, levando-nos a uma maior comunhão com o Espírito Santo.
A vara e o cajado também nos trazem uma mensagem espiritual. A primeira, era usada como orientadora no caminho das ovelhas, era através dela que o pastor guiava as ovelhas, dando uma sacudidela nas que se desviavam da rota predefinida. O segundo, possuía uma invergadura, e servia para resgatar ovelhas que caíam em abismos. Deus tembém nos alerta, quando afastamos os passos para direita ou esquerda. E quando caímos, Ele sempre nos levanta, pelo poder da Sua Palavra.
Por fim, Deus se sobressai como pastor de ovelhas, haja vista que Ele possui uma qualidade a mais: Ele dá a Sua vida pelas ovelhas. Através do sacrifíco de Cristo, alcançamos em Deus não somente empregos, felicidades, saúde, beleza, fartura, amigos, paz, graça, alimentos, calçados, roupas, livramentos, mas a maior de todas as riquezas, A VIDA ETERNA.

---Com extratos adaptados das Bíblias de Estudo McNair e MacArthur.

Deus fará o melhor







Por Renato A.T. M. Moul - 01/10/2011

 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiv7Nd7W55KbPFefNmIcEWoaEKymS7Ei_Rd77vco0QXO738Kfmw_WmR1EabPHILeeq2wRFJOWmZur3_EHE_O3M9rwNu8n5c40e0JzV0X01WaP29M-x1rX8xb8kSME60nQw6IUqu8QLQMg/s400/Deus+cuida+de+voce.jpg“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.”
Não devemos deixar que a pressa e a ansiedade tome conta de nosso coração. Quem foi chamado por Ao lermos esse texto, escrito por Paulo,em sua carta aos romanos, vemos uma afirmação do cuidado e provisão de Deus, sempre bem presentes na vida daqueles que seguem um caminho trilhado na Sua Palavra. Sim, há um ser muito superior à nós, que se dedica em suprir toda e qualquer necessidade humana. Sabemos, pela própria Bíblia Sagrada, que há um Deus trabalhando para aquele que nEle espera. Sim, pois Ele tem prazer em abençoar o homem que se entrega aos seus cuidados.

A dificuldade está, por nossa parte, em esperar o momento certo de Deus em nossas vidas. Pois o fato de ter um agir de Deus ao nosso favor, não implica dizer que tudo será feito porque queremos, pedimos ou exigimos em nossas orações. Há até crentes que, baseando-se equivocadamente nesse texto, não fazem mais uma oração de devoção, de entrega, de humildade. Há pessoas que nem sequer oram, apresentam apenas uma lista (muitas vezes enormes) de petições que devem ser atendidas à risca. E como se não bastasse , ainda delimitam um prazo, para Deus entregar a encomenda.

O fato de ter um Deus trabalhando em nosso favor, mostra-nos que acima de toda e qualquer vontade própria do homem, acima de todo e qualquer plano pessoal, Deus fará o melhor. Pense que ninguém, em perfeito estado mental, planejará para sua vida algo ruim, desgastante, desagradável. Se os nossos projetos objetivam crescimento, sucesso e ganhos, imagine o Pai Celeste, em toda a sua plenitude. Com certeza, Ele nos surpreende com suas promessas, que vão além de nosso campo visual. Os nossos projetos  nunca conseguirão alcançar a grandeza do que o Ele tem para nós. A nossa mente não tem suporte para criar trajetórias tão longas e firmes, como aos caminhos criados por Deus, em pleno deserto. Como disse o profeta messiânico, os caminhos do Senhor não são os nossos, assim como os nossos pensamentos não são os dEle, simplesmete porque os de Deus são maiores, mais completos, perfeitos.
Nesse caso, o melhor que temos a fazer, é o que Davi fala em um de seus salmos: deleitar-se no Senhor, para que Ele conceda o desejo do nosso coração; entregar o nosso caminho ao Senhor, confiar nEle, para que Ele tudo faça. Essa entrega deve ser completa, a confiança deve ser sem reservas. Impulsionadas pela certeza que, aconteça o que acontecer, tudo estará no controle divino e, ao final, tudo se aperfeiçoará.

Não devemos deixar que a pressa e a ansiedade tome conta de nosso coração. Quem foi chamado por Deus, tem um caminho de vitória a ser trilhado. E, pela sua Palavra sabemos que, ao passar pelo fogo com suas mais ardentes chamas, elas não nos queimarão; ao passar pelas mais profundas e revoltas águas, elas não nos submergirão. Espinhos, covas, armadilhas, são todos vencidos. E por que não dizer que, direta ou indiretamente, facilitam e viabilizam a vitória do crente fiel. Foi através da acusação sofrida por José, que ele foi à prisão e chegou ao palácio. Foi através do cativeiro em Babilônia, que Daniel se destacou perante todo um reino. Foi através do coração endurecido de Faraó, que Israel vivenciou o êxodo.

http://jesuspramim.org/wp-content/uploads/2009/01/presente-deus.jpg
Que em nossos corações exista a certeza de que, em tudo Deus está operando. Quando estivermos inteiramente dedicados à Ele, contemplaremos sua provisão. Quando Isaque estiver prestes à ser atingido pelo cutelo, ouviremos o berro do cordeiro. Pois há um Deus trabalhando. Na chuva, no sol, na fraqueza, na força, na riqueza, na escassez, na alegria, na tribulação, na brisa, no furacão. E esse mesmo Deus está usando as circustâncias para executar Sua boa, perfeita e agradável vontade. No final, a surpresa chegará, uma resposta muito maior da que pedimos ou pensamos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog