A matemática de Deus

Por Rafael, nosso amigo baterista.
Estudante do curso de Matemática.

A matemática foi construída ao longo dos anos para economizar tempo e esforços. Teve apoio de gregos e povos mesopotâmicos e continua a desenvolver-se. Mesmo assim desde os primórdios da criação do mundo podemos ver como Deus usou dessa ciência. Ele, logicamente como detentor de toda a sabedoria, criou de um local sem forma e vazio, um lugar para o ser humano habitar. Esse Espírito que pairava sobre as águas fez incrivelmente em 7 dias o que nenhuma criatura pode fazer ou qualquer aparato nano tecnológico pode alcançar.
O planeta foi ficando repleto de espécies a partir de mutações exponenciais da flora e uma multiplicidade genética a partir de pares de animais.
Mais a frente, percebemos como visto no antigo testamento, o cuidado do Senhor em cada utensílio (quantidade por quantidade) para a construção da tenda e tabernáculo, construção da arca e etc...;isso podemos verificar com mais clareza no tópico Engenharia na bíblia .

Porém, o mais interessante, são coisas que fogem da lógica de razão e proporção matemática. Diante do milagre divino, não há como se equacionar tal feito. Como por exemplo, na passagem em que 5 Pães e 2 peixinhos alimentaram uma multidão e ainda sobrou comida, é coisa que nem os feiticeiros da época, nem os cientistas atuais podem explicar: o poder de Deus é transcendente a ótica humana, “ Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos “Ef 3.20 a.
Deus é maravilhoso, e embora as ciências nos ajudem bastante nada pode ser maior ou melhor do que o poder D’Ele em nossas vidas, nem tampouco colocar em cheque sua soberania frente a outras teorias, muita das vezes vazias e incompletas,não querendo abrir a discussão entre fé e ciência,isso já é tema para outro tópico.


“Somaram em detalhes sua derrota
Diminuindo assim os sonhos seus
Tentaram dividir tua alegria
Disseram que seria o fim da linha
Mas esse não é o plano de Deus
A previsão do homem se confunde
Por isso que só ouço a voz de Deus
A contabilidade dele é:
A prova traz semente de vitória
Barreira com barreira gera fé”
(música: Matemática de Deus- Anderson Freire)
Sem mais por hora, a matemática é bela e Deus é lindo, fiquem na shalom!

Livro de Juízes

Neste artigo, será rapidamente apresentado o contexto histórico de Israel após a morte de Josué, período retradado no livro de Juízes. É provável que tenha sido escrito entre as datas de 1.025 e 1.000 a.C. De autor incerto, especula-se que seja resultado do trabalho de Samuel, Natã e Gade. Segundo o Comentário Bíblico Africano, o tema central do livro é a confirmação de que a obediência a Deus trás suas bênçãos. Onde o pecado do povo é seguido de sofrimento, porém quando clamam a Deus, Ele os atende e perdoa. Por fim trata-se mais especificamente de Débora, única Juíza e única dos Juízes a falar em nome de Deus.

Segundo o Comentário Bíblico Africano, o livro de Juízes abrange um período de 300 anos desde a morte de Josué em 1390 a.C. e a coroação de Saul como o primeiro rei de Israel em 1.028 a.C. Diferente de Moisés, Josué não deixou sucessor, logo o povo viveu um problema de instabilidade política devido a falta de uma liderança, como pode ser confirmado nas inúmeras aparições do versículo: “Naqueles dias não havia rei em Israel” (Jz 17:6; 18:1; 19:1; 21:25). Então Israel era constituído pela União das 12 tribos, em torno do Senhor Deus. Nesse sistema “teocrático”, Deus governaria diretamente ou através de grupos religiosos.
Então em cada período de opressão o povo clamou ao Senhor e Ele suscitou Juízes para os livrar (Jz 2:16). O livro mostra 12 juízes que foram levantados. Sendo dividos em dois grupos de seis, a saber maiores e menores (eram assim denominados não por importancia e sim por número de citações na Bíblia):


Maiores
Tribo
Otniel
Judá – Jz. 3. 9-11
Eúde
Benjamim – Jz. 3.15
Débora
Efraim -  Jz. 4. 4-45
 Gideão
Manassés – Jz. 6.11-15
Jefté
Manassés – Jz. 11. 1-11,29
Sansão
Dã – Jz. 13. 1-25
Menores
Tribo
Sangar
Naftali* – Jz. 3.31
Tola
Issacar – Jz. 10.1
Jair
Manassés – Jz. 10. 3-5
Ibsã
Judá – Jz. 12. 8-10
Elom
Zebulom – Jz. 12. 11-12
Abdom
Efraim – Jz. 13-15
Fonte: Livro 500 Curiosidades Bíblicas – Vol.2 – Pr. Erivaldo de Jesus.
* Sangar só é citado uma única vez na Bíblia, onde é chamado de filho de Anate, que pode ser uma referência a deusa da guerra Anate, irmã de Baal; uma expressão usada para “guerreiro”; ou uma região, Bete-Anate, situada em Naftali.




Similaridades
Aqui serão apresentados os tópicos que os Juízes tinham em comum, (Segundo Comentário Bíblico Africano):


  • Eles foram levantados por Deus;
  • O Espírito de Deus lhes concedeu poder para atuar de forma extraordinária;
  • O trabalho deles redundou em vitória, descanso, paz e ordem.


Débora
Seu nome significa “abelha”, contemporânea de Sangar, porém de maior destaque. Vale salientar que a cultura judaica era preponderantemente ocupada por homens, mas mesmo assim ela ocupou três posições:

  • Chefe de Estado;
  • Comandante de exércitos;
  • Juíza;
  • Única destes doze juízes que profetisava em nome do Senhor (Jz 4.6-9).

Referências:










A Palavra tem Poder

Sandra - como é mais conhecida - é Gestora em Recursos Humanos e mantém o blog RH em 5s


A língua é um pequeno membro do nosso corpo, mas, que o rege por completo e tem o total poder de mudar o curso de uma situação. Neste texto veremos, como devemos usá-la, exemplos do que ela pode causar e as alegrias que pode proporcionar quando as palavras que saem através de nós, vem acompanhadas de sabedoria.
A Bíblia nos relata em  Tiago 1:5, "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada", a sabedoria que Deus nos dá, é de graça, Ele nada nos cobra, e nos dá liberalmente segundo a sua vontade.
E o que tem a sabedoria com a língua? Percebemos que no nosso dia a dia, somos tentados a fazer sempre o que é errado, somos provados de todas as formas, e terminamos absorvendo o que não tem validade alguma para nós, e é ai que entra a sabedoria, se estamos vigilantes nos momentos oportunos a sabedoria "gritará para nos calar". Temos como exemplo José, que não sabendo as consequências, contou seu sonho aos seus irmãos, foi então traído e vendido como escravo, mas, algum tempo depois revelou o significado do sonho de Faraó, tendo como recompensa governar a terra do Egito, as palavras certas, nos momentos certos, mudam uma história!
Em Tiago 1:19 diz: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Nos dias atuais tudo é tão rápido, que muitas vezes usamos o argumento que "não temos tempo para pensar demais", porém, devemos lembrar que, uma vez a palavra lançada, ela não pertence mais a nós, ela já está na outra pessoa, e não volta, e nos tornamos totalmente responsáveis por aquilo que semeamos. Vimos no início que a língua tem o poder de mudar o curso de uma situação, de uma história, e tem mesmo!

Em Tiago 3:1-12, vemos o poder que algo tão pequeno tem, poder para dominar todo o corpo, poder para incendiar uma floresta com o seu fogo, poder para matar e poder para dar vida, poder para amaldiçoar e poder para abençoar, poder de agradar o coração de Deus, e poder de entristecê-lo! E como saber que com o nosso falar estamos agradando o coração de Deus? Se você pensou que é pelos frutos, acertou! Se o que você fala produz coisas boas, a sabedoria do Pai está presente em ti, mas, se os frutos são maus, peça ao Pai sabedoria, que Ele dá sem nada te cobrar! Porventura, pode de uma mesma fonte jorrar água salgada e doce? Nossa língua não é simplesmente um músculo dentro da boca, ela é muito mais que isso! Que possamos utilizá-la de forma incentivadora, motivadora e abençoadora, pois ela é um instrumento de poder! O homem não pode refrear a sua língua, se não estiver em constante comunhão com Deus... pedi, pedi e dar-se-vos-á, a sabedoria do alto te ensinará também que muitas vezes o sábio cala, e que na direção de Deus, nossa boca semeará só coisas boas, fazendo assim... "tua alma viverá, teu espírito renovará e no teu corpo tudo novo se fará."

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida... e a tua boca fala do que o teu coração está cheio! Sê tu uma benção!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog