Caminhos Tortuosos - Coluna Bíblia e Engenharia

Caminhos Tortuosos
           



Esta coluna tem como objetivo principal fazer comentários sobre trechos da Bíblia que de alguma forma tem ligação com a engenharia como ciência aplicada e tecnológica. O autor não tem a intenção de aprofundar os conceitos teológicos, mas apenas identificar passagens bíblicas que tenham conteúdo associado à engenharia.
            



 Neste segundo artigo serão abordados os versículos presentes em Isaías 40,3-4, a saber:

“No ermo rasgai estrada para o nosso Deus!
Todo o vale seja aterrado,
Toda montanha, rebaixada,
Para ficar plano o caminho acidentado
E reto, o tortuoso.”

http://www.junqueiropolis.sp.gov.br/clipart/terrapalanagem_di2.JPG
 Na engenharia civil um dos tipos de obra que são projetadas e construídas pelos engenheiros é a estrada. Esta especialidade é conhecida como Engenharia Rodoviária e tem um importante papel no desenvolvimento da infraestrutura das cidades e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de facilitar o transporte de alimentos, matéria-prima e riquezas em geral.
            O vale citado nos versículos acima corresponde em Engenharia Rodoviária a trechos da estrada onde o terreno apresenta cotas baixas e planas, ou seja, planície. Estes terrenos muitas vezes estão situados às margens de rios, lagoas ou canais. Em muitos casos é necessária a elaboração e execução de um aterro para construir a estrada, que servirá de base para colocação do pavimento flexível (asfalto) ou rígido (concreto).
            Nestes vales normalmente ocorre a presença de solos de baixa resistência e de elevada compressibilidade, que são chamados em Geotecnia ou Engenharia Geotécnica, de solos moles. A Geotecnia é a área da Engenharia Civil que estuda as propriedades físicas e mecânicas dos solos com a finalidade de utilização como material de construção. Um dos tópicos de estudo da Geotecnia trata dos Aterros sobre Solos Moles.
            Por outro lado, o traçado de estradas pode levar a necessidade de cortes em áreas de cotas mais elevadas, os chamados taludes naturais ou encostas, o que corresponde no versículo abordado à “toda montanha, rebaixada”. 

http://static.panoramio.com/photos/original/8367395.jpg 
Um dos tópicos de estudo da Geotecnia trata dos Aterros sobre Solos Moles.Cortes e aterros exigem profissionais especializados e competentes para atuarem na investigação geotécnica, elaboração de projeto, execução e monitoramento/manutenção, de forma a garantirem o desempenho adequado da obra ao longo de usa vida útil.
Desta forma o caminho acidentado e tortuoso pode se tornar plano e reto, para o nosso Deus e para os seus filhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente abordagem técnica, à luz da bíblia, por alguém que domina com propriedade a Engenharia. Que Deus complete a boa obra que começou...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog