Reforma Protestante e Heróis da Fé

A partir de 1300 começa a  surgir os precursores da Reforma, e os principais foram:

   JOHN WYCLIF (1328? – 1384) – Professor na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

   JOHN HUSS (1373? – 1415) – professor na Universidade de Praga, que foi queimado por causa de sua fé, e antes de morrer disse que daqui a 100 anos iria surgir alguém que mudaria a história da igreja.

  
JERÔNIMO SAVONAROLA (1452 – 1498) Florença/Itália , monge dominicano, pregador de grande eloquência, onde as pessoas chegavam meia noite para o ouvir falar na manhã seguinte, entregou uma profecia que o Papa e o rei de Nápoles morreriam dentro de um ano (fato que ocorreu), ele foi enforcado e queimado por ordem do Papa Alexandre VI, em Florença, na Itália.

  
ÚLRICO ZWÍNGLIO (1484 – 1531) – paralelamente a Lutero surgiu na Suíça sua família tinha boa posição social e financeira. Em 1506 tornou-se padre, em 1520 o Papa Adriano VI proibiu-o de pregar.
Em 1531 estourou a guerra entre os cantões católicos e os protestantes, liderados por Zurique. Zwínglio, homem de gênio forte, também foi para o campo de batalha, onde morreu no dia 11 de outubro de 1531.


  
MARTIM LUTERO (1483 – 1546) nasceu em 10 de novembro de 1483, sua família era pobre e lutou com muita dificuldade para estudar (chegando ao ponto de esmolar na rua com músicas), tornou-se monge em 1505 (por causa de uma tempestade), antes de completar 22 anos de idade. 2 anos depois foi para Wittenberg, onde se tornou professor. No dia 31 de outubro de 1517 Lutero afixou na porta da capela de Wittenberg as suas 95 teses contra as indulgências, era o inicio da Reforma. Lutero nunca quis a sizão, e sim a Reforma.
A bula de excomunhão, enviada pelo Papa Leão X chegou em Wittenberg, Lutero queimou-a no muro da cidade.
Depois de um encontro com o Papa, Lutero foi seqüestrado pelo príncipe da Saxônia para mante-lo vivo, assim ele passou vários anos no castelo com o nome de cavaleiro Jorge e o mundo o considerou morto.
Depois disto Lutero resolveu deixar o hábito de monge e se casou com Catarina vom Bora que era freira. Depois Lutero compôs o primeiro hinário.
Encontra-se o seguinte na História da Igreja Cristã, por Souer, Vol. 3, pág. 406: “Martinho Lutero profetizava, evangelizava, falava línguas e interpretava, revestido de todos os dons do Espírito”. Faleceu em Eisleben, no dia 18 de Fevereiro de 1546.

  
GUILHERME FAREL (1489-1565) nasceu em Gap, província francesa de Delfinado, era conhecido como pregador valente e ousado.
Converteu-se em Paris, não queria deixar a igreja Católica e sim reformá-la. Mas logo foi expulso de Paris.
Não sabia planejar, nem organizar, nem liderar, nem pastorear, por isso convidou Calvino para reorganizar a vida religiosa de Genebra.

  

 JOÃO CALVINO (1509-1564) responsável pela sistematização doutrinária e pela expansão do protestantismo. Nasceu em Nono, Picardia, França, no dia 10 de julho de 1509. Seu pai, Geraldo Calvino era advogado, sua mãe morreu quando tinha apenas 3 anos. Antes de completar 12 anos foi nomeado capelão de Lá Gesine. Depois formou-se em Direito.
Em 1532 lançou o seu primeiro livro: “Comentários ao Tratado de Sêneca sobre a Clemência”. Um trabalho de grande erudição. Depois abandona o cargo de capelão.
A sua conversão está entre os anos de 1532-1534. Calvino e  Nicolau Cop foram obrigados a fugir de Paris por falarem parecidos com Lutero, pois o rei Francisco I resolveu agir contra os luteranos.
Em março de 1536, Calvino publicou a sua mais importante obra “Instituição da Religião Cristã”, e mandou para o rei Francisco I.
Em julho de 1536, Calvino chega a Genebra, a cidade havia se declarado oficialmente protestante no dia 21 de mais daquele ano, nesta época Calvino tinha apenas 27 anos.
No dia 23 de abril de 1538, Calvino e Farel foram banidos de Genebra, foi para Estrasburgo, ou casou-se com Idelette de Bure, uma holandesa viúva.
No dia 13 de setembro de 1541 ele entre novamente em Genebra, e em 1559 fundou a Academia Genebriana – a universidade de Genebra.
Faleceu em Genebra em 27 de maio de 1564.

  
JOHN KNOX (1513?-1587) Foi na Escócia que surgiu o nome presbiteriano. E o grande nome da reforma escocesa é John Knox. Não se sabe ao certo a sua conversão, mas em 1547 foi levado para a França, onde ficou preso dezenove meses. Libertado foi para a Inglaterra, onde exerceu o pastorado por 2 anos. Em 1554 teve de fugir da Inglaterra, onde foi para Frankfurt e depois Genebra (acolhido por Calvino).

Em 1559 voltou para a Escócia, onde fez a famosa oração “pai dá-me a Escócia senão eu morro”. Lá extrapolou a área religiosa, atingindo também a vida política e social do país. Sob sua influência, o parlamente escocês declarou o país oficialmente protestante, em dezembro de 1567, e a igreja recebeu o nome de Igreja Presbiteriana, contaminando até o parlamento escocês.  John Knox faleceu no dia 24 de novembro de 1587.

   O presbiterianismo foi levado da Escócia para a Inglaterra; de lá, para os Estados Unidos, e no dia 12 de agosto de 1859, chegou ao nosso país o primeiro missionário presbiteriano:
Ashbel Gren Simonton.
Os seguidores de Calvino se espalharam rapidamente por toda a Europa. Na França, eles eram chamados de
Huguenotes; na Inglaterra, puritanos; na Suíça e Países Baixos, reformados; na Escócia, presbiterianos. E até os dias de hoje a Escócia inteira se denomina presbiteriana.




FONTE:
Aproveite e Visite ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog