RELIGIÕES BRASILEIRAS

Índices demográficos referentes às igrejas Evangélicas no Brasil. Com Base nos dados referentes ao Censo 2000, obtidos por meio do IBGE.

1. Parcela da Assembléia de Deus no Brasil

Como pode ser visto na Figura 01, a Igreja Assembléia de Deus representa em torno de 5% da população recensiada em 2000 (isto é 8.418.140 brasileiros), ocupando a terceira posição no ranking das maiores denominações do nosso país. O interessante deste diagrama é constatar que a faixa da população sem religião é 2% maior que a da própria Assembléia de Deus, ocupando a segunda posição das "religiões" aqui presentes.

Figura 01. Parcela de Assembléia de Deus no total da população Brasileira.


2. Panorama das Igrejas Evangélicas no Tempo

O termo "evangélico" na América Latina, designa as religiões cristãs originadas ou descendentes da Reforma Protestante Européia do século XVI. Está dividido em duas grandes vertentes: o protestantismo tradicional ou histórico (de missão), e o pentecostalismo. Os evangélicos que hoje representam 13% dos brasileiros, ou mais de 23 milhões de pessoas, vem tendo um crescimento notável (no Censo de 1991 eram apenas 9% da população - 13,1 milhões). As denominações pentecostais são as responsáveis por esse aumento, ver Figura 02.

Fonte: www.portalbrasil.net, CITADO POR: http://www.portalsaofrancisco.com.br
 
Figura 02. Porcentagem de Evangélicos das igrejas de Missão e Pentecostais


Tabela 01. Quantidade de Fiéis, por denominação
"A Tabela 01. Explicita a quantidade de fiéis por denominação e por classificação histórica (Igrejas de Missão e Pentecostais, Respectivamente). Fato interessante desta análise é que a Igreja Assembléia de Deus é a maior representante do grupo dos Pentecostais tendo número de seguidores superior ao total das igrejas de Missão (ver Figura 03)".
Figura 03. Número de Fiéis para as maiores igrejas evangélicas do País.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog