O TEMPLO DE SALOMÃO

Por irmão Josué. Pastor de nossa Convenção.



 A construção de uma casa permanente para substituir o tabernáculo construído por Moisés ocupou por muito tempo o pensamento de Davi, mas Deus não deixou que ele realizasse o sonho, por isso, tratou logo no início de seu reinado, armazenar os recursos necessários para realização de seu plano (2Sm 7; 1Rs 5:3-5; 8:17; 1Cr 22; 28:11 a 29:9).
       Davi ajuntou 100.000 talentos de ouro e 1.000.000 de talentos de prata, para os gastos da construção da casa do Senhor, (1Cr 22:14). Além disso, deu ele de seu próprio bolso 3.000 talentos de ouro e 7.000 talentos de prata; e os príncipes de Israel também contribuíram com 5.000 talentos de ouro, 10.000 soldos de ouro, e 10.000 talentos de prata, fazendo um total de 108.000 talentos de ouro, 10.000 soldos de ouro e 1.017.000 talentos de prata.
       Estes valores somam quase 4,9 milhões de dólares, ou quase 2,4 milhões de dólares, se fizermos o cálculo pelo sistema de peso mais reduzido.
       Não é para admirar que ele pudesse ajuntar tão grandes riquezas, tomando em conta os despojos das guerras com os reinos vizinhos e os tributos dos países vencidos. Todo o material amontoado foi posto à disposição do rei Salomão para a construção do templo e ainda sobejou (1Rs 7:51; 2Cr 5:1). Salomão iniciou à obra no quarto ano de seu reinado e completou-a em sete anos e meio, (1Rs 6:1,38).

       Salomão fez aliança com Hirão, rei de Tiro, isto facilitou a aquisição de madeiras do Líbano e de hábeis artífices.
O rei escolheu trabalhadores em todo o Israel, 30.000 homens, que ele mandava ao Líbano por seu turno, dez mil cada mês,       (1Rs 5:13). Havia mais 150.000 entre carregadores e cabouqueiros (cavador), (1Rs 5:15; 9:20,21; 2Cr 2:2,17,18). Sobre este número de operários havia 550 inspetores e 3.300 sub-inspetores, (1Rs 5:16; 9:23), dos quais 3.600 eram cananeus e 250 israelitas, (2Cr 2:17; 8:10).
       O templo foi levantado sobre o Monte Moriá, no lugar que tinha sido mostrado a Davi seu pai, na eira de Ornã, jebuseu, (2Cr 8:1).

       O plano geral obedecia ao mesmo plano do tabernáculo; as dimensões eram em dobro e as ornamentações mais ricas. O interior do edifício media 60 côvados de comprimento e 20 de largura e 30 de altura (1 Côvado é aproximadamente 45 cm).
       Neste particular, as proporções não condiziam com as do tabernáculo, (1Rs 6:2). As paredes do templo foram construídas com pedras que já vinham prontas, lavradas e perfeitas.
       A coberta era de pranchões de cedro. As paredes da casa pelo interior eram guarnecidas de tábuas de cedro. Todo o Interior era coberto de ouro puríssimo, (1Rs 6:20,22,30; e 2Cr 3:7), e os muros, ornamentados com figuras de querubins, de palmas e de flores.
       O santo dos santos, lugar onde só o Sumo-Sacerdote podia entrar, media 20 côvados de cada lado com igual altura, (1Rs 6:16,20). O espaço de quase 10 côvados de alto, compreendido entre o teto e a cobertura, servia provavelmente para as câmaras superiores, revestidas de ouro, (1Cr 28:11; 2Cr 3.9).

      
 A arca repousava no santo dos santos ou santíssimo, (1Sm 8:6), sob as asas de dois querubins, feitos de pau de oliveira e cobertos de ouro. Cada um deles tinha 10 côvados de alto; o comprimento das asas era de 5 côvados, Isto é, 10 côvados desde a extremidade de uma das asas até a extremidade da outra. Os querubins tinham as suas asas estendidas, e uma asa tocava na parede, e a asa do segundo querubim, tocava na outra parede, e as asas ajuntavam-se no meio do templo. Os querubins estavam em pé e os seus rostos virados para o templo exterior, (1Rs 6:23-28; 2Cr 3:13).

       A divisão entre o santo dos santos e o lugar santo era feita de tábuas de cedro, forradas de ouro de ambos os lados, e tinha duas portas de pau de oliveira, decoradas com palmas, querubins e flores, e também forradas de ouro, (1Rs 6:16,21,31,32; 2Cr 8:14).
       O lugar santo ou santuário (onde só o Sacerdote entrava), tinha 40 côvados de comprimento, 20 de largo, e 30 de alto, com janelas oblíquas, próximas ao teto, para facilitar a ventilação e dar saída à fumaça, (1Rs 6:4). O altar do incenso era feito de cedro e coberto de ouro, (1Rs 6:20,22; 7:48).   Pertencia ao santo dos santos, (Hb 9:3,4), mas permanecia fora dele, sem dúvida, para que os sacerdotes, que só entravam no santo dos santos uma vez no ano, pudessem diariamente oferecer o incenso.


 Havia dez castiçais de ouro e dez mesas. A entrada para o santuário tinha portas de pau de faia, (1Rs 6:33,34). Sobre a parede do templo havia diversos andares com quartos à roda, destinados aos oficiais do templo e à guarda das alfaias, (1Rs 6:5-10).






Havia um pórtico diante do templo, de 20 côvados de comprimento e 10 de largura e 120 de altura, (1Rs 6:3; 2Cr 3:4). Este pórtico tinha duas colunas de bronze, Jaquim e Boaz, cada uma delas com 18 côvados de altura, ricamente ornamentadas, (1Rs 7:15-22; 2Cr 3:15-17).

       O templo tinha dois átrios, o átrio dos sacerdotes e o grande átrio, (2Rs 23:12; 2Cr 4:9; Jr 36:10), separados entre si, tanto por diferença de nível, como por um pequeno muro, formado de três ordens de pedras cortadas e de uma ordem de cedro, (1Rs 6:36; 7:12). No átrio dos sacerdotes, havia um altar de bronze para os sacrifícios, (1Rs 8:64; 2Rs 16:14; 2Cr 15:8), quatro vezes maior do que o que havia no tabernáculo, e um mar de bronze, (1Rs 7:23-39). O mar de bronze destinava-se à purificação dos sacerdotes (eles lavavam as mãos e os pés, antes de irem para o altar e de entrarem no santuário); as bacias serviam para receber a farinha e o azeite e também o sangue dos sacrifícios, era feita de ouro, prata ou cobre.
       O átrio exterior, ou grande átrio destinava-se ao povo de Israel, (1Rs 8:14), cujo pavimento era lajeado de pedra, cercado por um muro com porta lado a lado.
       Os babilônios saquearam e reduziram a cinzas este templo, quando tomaram Jerusalém no ano 587 a.C., (2Rs 25:8-17).

 Fonte:
1. Dic. Da Bíblia John Davis;
2. Enciclopédia de Bíblia e Filosofia;
3. Bíblia versão Atualizada e Corrigida.

 Josué Alves

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