A Palavra tem Poder

Sandra - como é mais conhecida - é Gestora em Recursos Humanos e mantém o blog RH em 5s


A língua é um pequeno membro do nosso corpo, mas, que o rege por completo e tem o total poder de mudar o curso de uma situação. Neste texto veremos, como devemos usá-la, exemplos do que ela pode causar e as alegrias que pode proporcionar quando as palavras que saem através de nós, vem acompanhadas de sabedoria.
A Bíblia nos relata em  Tiago 1:5, "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada", a sabedoria que Deus nos dá, é de graça, Ele nada nos cobra, e nos dá liberalmente segundo a sua vontade.
E o que tem a sabedoria com a língua? Percebemos que no nosso dia a dia, somos tentados a fazer sempre o que é errado, somos provados de todas as formas, e terminamos absorvendo o que não tem validade alguma para nós, e é ai que entra a sabedoria, se estamos vigilantes nos momentos oportunos a sabedoria "gritará para nos calar". Temos como exemplo José, que não sabendo as consequências, contou seu sonho aos seus irmãos, foi então traído e vendido como escravo, mas, algum tempo depois revelou o significado do sonho de Faraó, tendo como recompensa governar a terra do Egito, as palavras certas, nos momentos certos, mudam uma história!
Em Tiago 1:19 diz: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Nos dias atuais tudo é tão rápido, que muitas vezes usamos o argumento que "não temos tempo para pensar demais", porém, devemos lembrar que, uma vez a palavra lançada, ela não pertence mais a nós, ela já está na outra pessoa, e não volta, e nos tornamos totalmente responsáveis por aquilo que semeamos. Vimos no início que a língua tem o poder de mudar o curso de uma situação, de uma história, e tem mesmo!

Em Tiago 3:1-12, vemos o poder que algo tão pequeno tem, poder para dominar todo o corpo, poder para incendiar uma floresta com o seu fogo, poder para matar e poder para dar vida, poder para amaldiçoar e poder para abençoar, poder de agradar o coração de Deus, e poder de entristecê-lo! E como saber que com o nosso falar estamos agradando o coração de Deus? Se você pensou que é pelos frutos, acertou! Se o que você fala produz coisas boas, a sabedoria do Pai está presente em ti, mas, se os frutos são maus, peça ao Pai sabedoria, que Ele dá sem nada te cobrar! Porventura, pode de uma mesma fonte jorrar água salgada e doce? Nossa língua não é simplesmente um músculo dentro da boca, ela é muito mais que isso! Que possamos utilizá-la de forma incentivadora, motivadora e abençoadora, pois ela é um instrumento de poder! O homem não pode refrear a sua língua, se não estiver em constante comunhão com Deus... pedi, pedi e dar-se-vos-á, a sabedoria do alto te ensinará também que muitas vezes o sábio cala, e que na direção de Deus, nossa boca semeará só coisas boas, fazendo assim... "tua alma viverá, teu espírito renovará e no teu corpo tudo novo se fará."

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida... e a tua boca fala do que o teu coração está cheio! Sê tu uma benção!!!

Um comentário:

Renato Moul disse...

De benção, que nossa língua seja um instrumento de benção!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog